top of page

Nintendo diz que "está mais fácil" oferecer retrocompatibilidade atualmente

Será que veremos novos consoles no Nintendo Switch Online?

Apesar de não ter as opções oferecidas pelos concorrentes Xbox e Playstation, a Nintendo tem apresentado preocupação em oferecer jogos antigos. Segundo Shigeru Miyamoto, criador do Mario e diretor da empresa japonesa, o ambiente de desenvolvimento está mais padronizado e que "agora temos um ambiente que permite aos jogadores curtirem jogos antigos [de maneira] mais fácil do que nunca". Entretanto, o artista decidiu reforçar que "a força da Nintendo está em criar novas experiências de vídeo games", afirmando que o objetivo da empresa é "mostrar jogos únicos que não podiam ser criados no hardware pré-existente".


Resumo para você que não entendeu o que ele disse: a Nintendo pode trazer jogos antigos ao Switch, mas esse não é o foco dela. A sua preferência é a criação de novos games, deixando os prévios como um extra.


Na época do Nintendo Wii U, os gamers, através do virtual console, tinham acesso a jogos de Nintendinho, SNES, N64, Game Boy Advance e Wii, entre outros. Com o Switch, foram ofertados, através do Nintendo Switch Online, títulos de NES, SNES, Mega Drive e N64 apenas, sem traços de Game Cube ou Wii, por exemplo. Já os jogos de Wii U tem sido portados a preço cheio, por 60 dólares, valor bem alto para um relançamento sem muitas melhorias.


A verdade é que, apesar de ser muito positivo para os jogadores, retrocompatibilidade não resulta, necessariamente, em vendas. Se assim fosse, o Xbox estaria bem mais presente na casa dos gamers. O que nos resta é esperar pelo próximo console da Nintendo, que deve ter um foco muito maior em jogos antigos do que o Switch.

bottom of page